Tártaro em animais: Como tratar
- Bruna Tedesco
- 4 de jul. de 2017
- 1 min de leitura
O tártaro é o acúmulo de restos alimentares, saliva e bactérias nos dentes, deixando com o aspecto de sujo com coloração amarelo ou esverdeado.

Para evitar isso, o ideal seria escovar os dentes com pasta e escova própria para animais todos os dias, após todas as refeições, mas como normalmente não tempos tempo para realizar essa tarefa, nós podemos recorrer a outros métodos para prorrogar a tartarectomia (retirada desse tártaro no veterinário sob anestesia geral).
O uso de brinquedos, principalmente de cordas ajuda a fazer a abrasão no dente retirando mecanicamente os resíduos alimentares. Hoje existem vários brinquedos com formato e textura que visam a limpeza dos dentes.

Quando o animal já está com um grau leve de tártaro, podemos optar por, além dos brinquedos, pastas enzimáticas. Elas possuem a capacidade de matar as bactérias que ajudam a formar o tártaro, prevenindo e as vezes até dissolvendo o que já existe. Caso seu cão esteja com mau hálito ou com os dentes amarelados, procure o veterinário para juntos escolherem a melhor opção para a limpeza dos dentes do seu peludo.
Comentários