Clínica Geral
A medicina veterinária é comparada a pediatria, pois nossos pacientes não falam o que estão sentindo, quando e onde começaram os sintomas e não entendem que precisam tomar os remédios para melhorarem.
Cabe ao veterinário com seu conhecimento anatômico, fisiológico, patológico e comportamental, conseguir chegar a um diagnóstico pelo exame clínico realizado no paciente aliado as informações transmitidas pelo proprietário, feito isso é elaborada uma suspeita que será confirmada com exames laboratoriais ou de imagens e em seguida será instituído o melhor tratamento.
A consulta de clínica geral abrange:
- Avaliação, diagnóstico e tratamento de qualquer doença que possa acometer cães e gatos.
- Check-up anual
- Esclarecimento de dúvidas e orientações
- Avaliação pré-operatória
- Limpeza de feridas e curativos
- Consulta pediátrica (1° consulta do filhote)
Serviços



Exames e Vacinação
Exames
É realizado exame de sangue, fezes ou urina.
A coleta do sangue é feita no próprio consultório enquanto as fezes e a urina são coletadas pelo proprietário em frasco próprio oferecido.
Após a coleta, o material é encaminhado para um laboratório veterinário de confiança. Os exames ficam prontos dentro de 24 horas. Logo que o resultado chega, entramos em contato com o proprietário para passar as informações e dar continuidade ao caso.
Vacinação
Os animais precisam ser imunizados com duas vacinas principais:
1 – POLIVALENTE: protege contra as doenças mais comuns e de alta mortalidade entre animais, como as famosas parvovirose, cinomose e leptospirose no caso dos cães e a FIV e FELV no caso dos gatos.
2 – RAIVA: doença que pode ser transmitida para humanos e outros animais. Não há cura e é letal.
Essas duas vacinas são obrigatórias dentro do Brasil, as quais devem receber reforço anualmente.
Dentre as vacinas não obrigatórias, trabalho com a GIÁRDIA e a GRIPE.

Atualmente, 90% das doenças que acometem os pequenos animais são doenças de pele. A dermatologia é uma especialidade da medicina veterinária que identifica e trata doenças relacionadas a pele, pelos, penas, unhas e ouvidos.
Como a pele é um órgão externo, os proprietários possuem maior facilidade em observar alterações nesse tecido. Além disso, muitas dessas lesões causam coceira e lambedura do animal, o que gera aflição e desconforto nos proprietários.
Durante a consulta dermatológica, o veterinário faz várias perguntas aos proprietários para descartar ou incluir algumas possíveis patolologias. Após, é realizado o exame clínico no animal onde toda a pele e ouvidos são observados e as lesões são identificadas.
Para se chegar ao diagnóstico definitivo, são feito alguns exames no próprio consultório, como:
- Raspagem cutânea, para pesquisa de ectoparasitas
- Citologia, para a pesquisa de bactéria e fungos
- Biópsia de pele (retirada de um fragmento de pele para análise laboratorial do tecido).
Assim, com base no histórico do animal, exames clínicos e de pele, se chega ao diagnóstico e então institui-se o tratamento.
Dermatologia
Consulta pediátrica
Tão logo seu animal tenha chegado ao seu novo lar é imprescindível levar ao veterinário para uma consulta.
Durante a primeira consulta veterinária, é tirada todas as dúvidas dos donos. É dada várias orientações relacionadas à limpeza e higiene, alimentação, comportamento e criação. Além disso, é realizada uma avaliação para ver como está a saúde do animal.
Dependendo a idade do animal, é feita uma vermifugação, ou será dada a primeira dose da vacina polivanlente.
